quinta-feira, 26 de junho de 2008

Desenvolvimento



Marx em seus escritos dizia que a desigualdade é resultado de uma exploração do trabalho assalariado por meio do controle político. Para ele o conflito entre os operários e os empresários é o fato mais importante da sociedade moderna e isto permite prever o desenvolvimento histórico. Marx tinha a idéia de que o homem encontra-se alienado em sociedade e, como tal, não se dá conta das condições materiais e nem simbólicas segundo as quais vive. Para ele as relações materiais são as responsáveis pela produção de valores, crenças, instituições, comportamentos e costumes do homem. Ou seja, todos os conceitos (valores e leis) de uma sociedade giram em torno das relações materiais.
Os meios de comunicação são instrumentos de mediação pois estão interpostos entre o homem/psiquismo e o mundo (aliás faz parte dele). Segundo Vigotsky o uso que o homem faz dos instrumentos gera uma reconstrução interna de operações externas. Isto é a internalização. Os meios de comunicação também têm por fins mediar a internalização de fatos e conceitos para o homem, visando e girando em torno das relações materiais.
Os conceitos transmitidos pela mídia ao sujeito são absorvidos se os símbolos utilizados pelos meios de comunicação forem internalizados e/ou aceitos pela sociedade. Existe então uma dialética pois estes conceitos continuamente internalizados geram atitudes que vão influenciar a mídia bem como sua atuação. Desta forma não somente a mídia influencia o homem e seu comportamento como o homem a influencia reciprocamente.
Nossa pesquisa avaliou quais os meios de comunicação (mídia) mais utilizados pela amostra, se estes meios exercem influencia sobre a mesma, se o homem percebe e/ou admite esta influencia e quais são os temas e aspectos que o sujeito mais observa na mídia e se ele realmente está a par do gira em torno dele.
Nossa pesquisa que contou com uma amostra composta por um N 114 teve como resultado os dados seguintes:

A faixa etária da mostra da nossa pesquisa foi 52% de 16 a 25 ano, 19% de 26 a 35 anos, 24% de 36 a 45 anos, 05% de 45 a 55 anos, 00% de 56 a 65 anos e 00% com mais de 65 anos.
Dentre a amostra, o número de pesquisados que utilizam os meios de comunicação: De jornal impresso, revista impressa, e rádio foram relevantes, 25% da amostra utilizam como principal meio de comunicação a tv e 50% utilizam a internet sendo que a maioria é do grupo controle de universitários.
Foi interessante peceber que 72% da amostra não se considera influênciado pela mídia e somente 28% se considera influenciado.
A maioria não se lembra em qeu voltou o que demostra acentuada a alienação política bem como me outra questão pode ser confirmado pelas respostas de não terem critério para escolher um candidato.
A maioria da amostra não acredita nas notícias assistem nos jornais. Apenas 1 pessoa acredita somente no jornal nacional.
87% da amostra não acredita que os meios de comunicação são partidários, e 13% acredita que são apartidários ( sem preferência política).
A maioria assiste a programas de entretenimento, novelas e um telejornal do horário.
Outro dado relevante é que grande parte da amostra, procura saber notícias de outras regiões nacionais, não sabendo na maioria das vezes o que acontece em sua própria região.
A amostra demostra que é influênciada acentuadamente pela moda e costumes impostos pela mídia principalmente no que tange o consumismo.
Dentre grandes acontecimentos ocorridos no país, expostos na mídia que dizem respeito a política, história, entretenimento, atualidades, tecnologia a amostra demostra saber em sua maioria somente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial